O objetivo do método Chang é atingir um nível de pronúncia (sotaque) mais próximo do Standard American English, considerado o sotaque padrão nos Estados Unidos.

Para essa finalidade, o sistema Chang de transcrição dos sons busca a fidelidade máxima enquanto minimiza a confusão causada pela diferença do valor fonético entre o português e o inglês, representada pela mesma letra ou símbolo. Por exemplo, “u” sempre tem o mesmo som no português, como “uva”.  Porém, em inglês, a letra “u” pode representar vários sons: but, cure, out.

No sistema Chang, cada letra ou combinação de letras tem somente um valor. Assim, conhecendo o som de cada letra (ou combinação), será possível pronunciar corretamente qualquer sentença.

Além disso, o sistema Chang tem a simplicidade em mente, usando somente letras do nosso alfabeto e acentos usados no português.

O circumflexo (^) no sistema Chang

O vogal mais comum no inglês americano é o schwa, um vogal central, cujo som é normalmente representado pelo símbolo ə. (Aglomero com o schwa o outro vogal central, o ʌ). O schwa é tão prevalente que existem exemplos do schwa com todos cinco vogais escritos:

about, even, first, love, fun

Para respeitar a ortografia de cada palavra, o sistema Chang reserva o uso do circumflexo para o schwa e um outro vogal semelhar, o ɪ, de “bit”.

O ɪ é quase sempre escrito i ou y. Por isso, o símbolo î no sistema Chang é usado para esse som.

No caso da combinção “ir”, como “bird”, o î tem o valor do schwa.

Todos os outros vogais com circumflexos, â, ê, ô, e û, representam sempre o schwa. Apesar de usarem letras diferentes, o som é sempre o mesmo. No caso da letra i representar o schwa, o símbolo ê é usado no sistema Chang.

O motivo de assinalar um só som para cinco símbolos é para preservar uma semelhança entre a ortografia inglesa e a representação no sistema Chang. Assim, o leitor não confundiria palavras por causa da transcrição. Compare:

â-gén – ‘hae-bpân – thârst – dân – djâst

â-gén – ‘hae-bpên – thîrst – dôn – djûst

again – happen – thirst – done – just

O circumflexo indica que o vogal se trata de um schwa, exceto o “î” seguido de algo menos o “r” (bîd – bîrd).

Então, com a exceção do î, a presença do circumflexo sempre indica o vogal central schwa.